Voluntariado em andamento

f6204527-3883-4dce-9d06-1d44e12c233f.JPG

Veja ao lado algumas das iniciativas.

Acampamento de trabalho

Todos os anos realizamos uma atividade social mais longa e impactante.
Uma delas é denominada Operação Cavalcante, que consistiu num ação social no município de Cavalcante, que tem o menor IDH de Goiás. 
38 jovens de vários estados do país foram solucionar o problema de um pequeno Quilombo, São Domingos: conectar caixas d'água às casas de adobe de várias famílias dessa cidade, garantindo-lhes maior dignidade e saúde. 
A comunidade, que fica a 40 km de Cavalcante, tinha recebido água encanada há meses de 6 meses. Mas os telhados de muitas casas não suportam a instalação de caixas d'água, já que são feitos de palha ou carecem de reforço estrutural. Sem a possibilidade de serem postas sobre um lugar elevado, as caixas d'água não têm pressão suficiente para sequer fazer uma torneira funcionar. Sendo assim, as famílias continuavam obrigadas a transportar água para dentro de casa com baldes: em vez de irem ao rio, ia até a porta da casa, onde o cano chegava.
O trabalho consistiu na instalação de caixas d’água para várias famílias, preparação de adobe para construção de uma casa e finalização da edificação para uma capela na comunidade. 
No plano de formação desses jovens, o trabalho manual não era o mais importante. Eles experimentaram dificuldades pouco comuns para jovens de classe média de grandes cidades: dormir em colchonetes, tomar banho frio e ao relento, utilizar valas como banheiros. Eles também visitaram cada família beneficiada, conversando com elas e presenteando-lhes com algumas lembranças. Como relataram depois, eles foram os principais presenteados: quantas histórias de sofrimento, alegria e superação que aquelas pessoas lhes transmitiram.
Além disso, nesse mesmo período, levamos profissionais de saúde para atender as famílias da região (comunidades São Domingos e Tatu).
Muitos outros lugares já foram beneficiados por uma ação social como essa: Curitiba, Itajaí, Fortaleza, Medeiros, Ibiúna, Osasco, etc.

IMG_0171.jpeg

Visitas a famílias carentes e doentes

Uma das principais atividades solidárias realizadas são as visitas às famílias necessitadas. Em geral, são pessoas de nível econômico bem baixo, famílias realmente pobres. Mas também ocorrem para outros tipos de pobreza (afetiva, física, etc.), então também visitamos a pessoas solidárias e doentes.

20210716_103409.jpg

Visitas à Cracolândia

A capital de São Paulo tem milhares de moradores de rua e boa parte deles é usuária de algum tipo de droga (álcool, maconha, crack, etc.). Um dos redutos de pessoas viciadas em droga na capital é a Cracolândia, cuja média de frequentadores, segundo dados de 2021, é de 700 pessoas por dia. Ali as pessoas estão verdadeiramente animalizadas. 
A Missão Belém (https://missaobelem.org) é uma instituição que diariamente visita a Cracolândia para conversar com essas pessoas e propor-lhes uma vida nova. Desde 2018, a CIJ tem ajudado a Missão Belém doações e mão de obra. Alguns jovens auxiliam em atividades lúdicas e educacionais na sede da Missão, na Sé, e outros, que desejam, fazem também visitas às ruas da Cracolândia, uma experiência muito forte mas ao mesmo tempo transformativa.

mbelem.png